ARCHICAD – Modelador MEP

Bem vindo ao Modelador MEP para ArchiCAD

O modelador MEP (Mechanical/Electrical/Plumbing) é uma nova extensão para ArchiCAD. Os gabinetes de Arquitectura e Engenharia podem utilizar o MEP para criar, editar ou importar redes MEP em 3D (cablagens, redes de esgotos, tubagens) e coordená-las com o Edifício Virtual ArchiCAD.

O Modelador MEP pode ser utilizado em 2 metodologias possíveis:

Workflow BIM – Os Engenheiros MEP fornecem dados 3D, e os Arquitectos podem importá-los para o ArchiCAD a partir do formato IFC. Além deste interface IFC genérico, o Modelador MEP fornece uma ligação melhorada com o AutoCAD® MEP 2008/09, também via IFC, utilizando um plug-in de exportação chamado ArchiCAD Connection.

Workflow 2D – Com base na documentação 2D enviada pelas Engenharias, os Arquitectos utilizam as poderosas ferramentas do Modelador para criar e editar o modelo MEP dentro do ArchiCAD.

A Caixa de Ferramentas MEP dispõe de um grande número de ferramentas para criar os componentes dos sistemas MEP, desde troços de tubagens e cabos, a elementos de união, e equipamentos terminais. Todos os elementos são paramétricos para fácil edição e configuração. É possível conceber sistemas MEP e editá-los como um todo, tornando o trabalho mais eficiente.

O Modelador MEP dispõe igualmente de uma completa Biblioteca de Objectos, compatíveis com os Objectos ArchiCAD.

Outras mais-valias do programa são as poderosas ferramentas de edição geométrica, a criação de elementos personalizados, a detecção automática de conflitos, e as capacidades de visualização e partilha do modelo, via IFC.

As grandes possibilidades de modelação e coordenação, combinadas com as formas de actuação acima descritas, fazem do Modelador MEP uma solução ideal para aumentar a eficiência no processo de construção.

Com capacidades 2D e 3D, as potencialidades do MEP podem ser exploradas aqui.