BIMx

Descrição Geral

O BIMx é uma inovadora ferramenta interactiva de apresentação 3D para Arquitectos, que define um novo standard para a comunicação e apresentação de projectos.

O BIMx destaca-se pelas funcionalidades ao nível da exploração e comunicação dos modelos, e pelas possibilidades de partilha de ficheiros.

Exploração

O BIMx permite uma navegação 3D em tempo real de um projecto de Arquitectura- melhorada com modos de visualização stereo, gravidade, reconhecimento de vãos, controlo de Vegetais, e percursos pré-gravados para garantir a melhor experiência de exploração do modelo.

A Informação de Elemento- acabamentos, volumes, dimensões e quantidades – também pode ser apresentada com um clique do rato. É possível realizar medições exactas durante a navegação em tempo real, para apoiar decisões de projecto e prever custos futuros.

Comunicação

O BIMx permitirá modos de visualização de modelo opaco sombreado, Open GL ou de Iluminação Global (radiosidade), combinados com modos de apresentação em escala de cinza ou linhas de contorno. A altitude e azimute do Sol, a altura e a abertura da câmara, e o brilho e transparência da imagem podem ser alteradas, para uma apresentação profissional dos projectos.

O BIMx cria visualizações com base num motor de rendering OpenGL, garantindo uma qualidade de apresentação profissional. A versão VBE G utiliza o mesmo motor OpenGL combinado com a Iluminação Global, produzida pelo motor de radiosidade integrado. Esta versão garante uma visualização ainda mais realista, incorporando sombras suaves e reflexos difusos.

Partilha

O projecto de Arquitectura pode ser partilhado com qualquer pessoa, sem necessidade de instalar novas aplicações ou aprender novo software. Todos os interessados- clientes, consultores, construtores, etc.- podem explorar e compreender profundamente a totalidade do projecto em qualquer fase do seu desenvolvimento, num ambiente de navegação 3D amigável. Tudo isto sem necessidade de obter licenças de qualquer aplicação.

Fluxo de Trabalho

O modelo do Edifício Virtual é criado em ArchiCAD, com texturas de superfície e materiais aplicados nos elementos do edifício.
Utilizando o add-on BIMx de exportação a partir do ArchiCAD, o modelo 3D é enviado para o BIMx.
O modelo a explorar é visualizado em BIMx, renderizado como Modelo Opaco, OpenGL sombreado, ou Iluminação Global. Percursos predefinidos podem ser escolhidos e gravados com o modelo.
O modelo é gravado num ficheiro auto-executável (.exe), que pode ser enviado para os interessados.

Compatibilidade

Os modelos criados em ArchiCAD ou AC StartEdition podem ser exportados através do BIMx e convertidos em ficheiro executável, podendo ser visualizados e “percorridos” em qualquer computador com sistemas operativo Windows ou Mac OSX.

Para além desta possibilidade de produção de um ficheiro executável, pode, também, o utilizador fazer parte da comunidade BIMx e disponibilizar online os seus ficheiros partilhando-os com uma larga comunidade de utilizadores.

Aceda à página do produto da Graphisoft, para ver vídeos de apresentação e para descarregar apresentações BIMx acabadas, que permitem testemunhar as capacidades do Graphisoft BIMx (em Inglês, versão para Microsoft Windows).