coronavirus

Plano de contingência COVID-19

A pandemia COVID-19 está a afectar muitas empresas com este surto que está a ter um impacto significativo um pouco por todo o mundo. Embora a maioria das pessoas infectadas possam sentir sintomas reduzidos de doença e recuperação rápida, outras há que podem ser afectadas por graves sintomas. A melhor medida preventiva, recomendada pelas organizações de saúde, é o isolamento e a quarentena, voluntária, ficando em casa e trabalhando remotamente, a fim de nos protegermos e protegermos os outros, principalmente os que possam ter maiores dificuldades em lidar com a doença provocada pelo COVID-19.

As profissões da indústria da construção, e em particular da área dos serviços de arquitectura e engenharia, muito dependem do trabalho colaborativo e em equipa, e numa altura de isolamento há que encontrar formas de colaborar à distância, remotamente, longe do escritório físico. Para isso deixamos aqui um conjunto de medidas que os nossos clientes podem adoptar para configurar os seus postos de trabalho ou outros, de forma temporária ou permanente a fim de facilitar todo o processo de colaboração e trabalho em equipa de forma remota.

Há várias questões a ter em linha de conta para que o trabalho remoto posso ocorrer sem problemas: acesso remoto e colaboração remota.

Acesso remoto

O acesso remoto pode ser realizado de várias formas, começando pelo próprio posto de trabalho. A primeira decisão a tomar é se os colaboradores irão usar os seus próprios pc’s ou irão deslocar o seu posto de trabalho habitual para o seu local de isolamento temporário:

Utilização de PC pessoal

Se os utilizadores remotos forem utilizar o seu próprio computador em casa terão de ter em conta que o mesmo terá de ter, obviamente acesso simples à internet, preferencialmente por via de cabo e evitar situações de ligações wi-fi, e terá de ter performance suficiente para instalar e configurar o conjunto de programas usados habitualmente ou ter condições para instalar softwares de controlo remoto do posto de trabalho que fica no escritório.

Novo posto de trabalho no pc pessoal

Para tornar o pc pessoal num posto de trabalho remoto há que ter em linha de conta que além de acesso à internet há que ter disponível um conjunto de programas e funcionalidades, bem como características mínimas para correr sem problemas todos os programas habitualmente utilizados. Sumariamente, e pela nossa experiência, indicamos os que habitualmente devem estar configurados:

  • Cliente de email (Mail, Outlook, Thunderbird, entre tantos outros) – deverá assegurar as devidas credenciais de acesso ao seu email profissional
  • Programas de produtividade habituais, tais como o Office da Microsoft, a titulo de exemplo
  • ARCHICAD, na versão utilizada no escritório e respectiva licença (consultar mais informação sobre as questões relacionadas com as licenças mais a baixo), e correspondentes updates
  • Outros programas habitualmente utilizados (TWINMOTION, ARTLANTIS, etc) e Add-Ons
  • Acesso remoto ao escritório deverá ser assegurado por via de um acesso à rede no mesmo, designadamente por via de um serviço de VPN, que deverá ser configurada pelo departamento de TI das empresas.

Pc pessoal como ponto de acesso ao posto de trabalho no escritório

Quando o pc pessoal do colaborador não reune condições mínimas para as funções a desempenhar existem muitas opções seguras para realizar o acesso remoto aos postos de trabalho que deverão ficar configurados no escritório de maneira a garantir o acesso remoto com um serviço de Remote Desktop.

A nossa pesquisa e experiência indica que existem três serviços possíveis para serem utilizados nestas circunstâncias, alguns deles temporariamente de utilização gratuita a propósito da resposta à pandemia que hoje vivemos.

  • VNCserver e VNCviewer, são um par de aplicações desenvolvidas pela Real VNC que permitem configurar cada posto de trabalho como um servidor de Remote Desktop, e depois usar o viewer como ponto de acesso remoto. Cada utilizador deverá criar uma conta VNC e usar as suas credenciais de acesso para aceder ao posto de trabalho atribuído.
  • GoToMyPC da LogMeIn é uma outra aplicação de acesso gratuito que pode ser utilizada com as mesmas valências que a anteriormente indicada
  • AnyDesk e TeamViewer são outras alternativas de utilização gratuita com as mesmas particularidades das anteriores.

O acesso remoto ao posto de trabalho só necessita que o mesmo esteja permanentemente ligado no escritório, e tenha as aplicações listadas instaladas e devidamente configuradas seguindo passo a passo as configurações sugeridas e todas as suas permissões de acessibilidade. A vantagem da utilização deste sistema de acesso é o facto de ser agnóstico ao Sistema Operativo, sendo possível através de macOS controlar um sistema Windows e vice-versa, e não necessita de quaisquer outras configurações particulares de acesso a software, chaves e licenças.

Colaboração Remota

Os utilizadores de ARCHICAD sabem que dispõem das melhores ferramentas para colaborar em equipa usando o recurso de TEAMWORK integrado no próprio ARCHICAD.

BIMcloud

Se o acesso remoto for feito por via de Remote Desktop, todo o processo de trabalho em equipa está assegurado de acordo com as configurações já implementadas seguramente pelo departamento de TI da empresa.

Caso o acesso seja realizado por via de VPN como um ponto de acesso à rede do escritório há que ter registo do endereço do servidor BIMcloud ou BIMcloud Basic a fim de que o mesmo possa ser configurado em conformidade com as configurações do próprio servidor BIMcloud.

Reuniões e partilhas de informação

Embora o serviço BIMcloud tenha integrado um sistema de mensagens colaboravas, estas estão intrinsecamente relacionadas com o fluxo de trabalho no ARCHICAD e por isso não cobrem a totalidade de todas as necessidades de comunicação em projecto. Há ainda a necessidade de ter reuniões “presenciais” para trocar ideias, partilhar um quadro branco ou ainda anotar sobre os elementos produzidos. Muitos são os serviços disponíveis para salas de chat ou de comunicação, pelo que deixamos as mais utilizadas e aquelas que oferecem hoje algumas vantagens tecnológicas, quer gratuitamente quer a custos relativamente baixos:

  • Microsoft Teams
  • GoToMeeting
  • ZOOM
  • SKYPE
  • e muitos outros

Além destes serviços de chat e/ou video-conferência permitem que colaboradores possam realizar reuniões entre si e/ou com os clientes e partilhar interactivamente ficheiros, quadros brancos e notas dos projectos em curso.

Licenças ARCHICAD

Hoje em dia muitos são os utilizadores que já recorrem às chaves de software digitais, no entanto, muitos dos nossos clientes continuam a usar chaves físicas de software. O problema poderá surgir quando possuímos uma chave de licença flutuante NET física, no entanto temos várias soluções para que este problema não exista:

  • Licença Temporária de Emergência – estas licenças permitem que durante 30 dias uma chave de licença seja activada para ser instalada num computador remoto sem aceso à rede onde a chave flutuante se encontra instalada. Para esta solução entre em contacto connosco.
  • Acesso VPN ao escritório – quando o posto de trabalho remoto acede à rede do escritório via VPN (virtual private network) o posto de trabalho actua como se estivesse fisicamente no escritório e por isso reconhece todos os outros pontos de rede e com isso o servidor de chave flutuante NET.

A INFOR dispõe de técnicos capacitados para auxiliar as empresas e os seus profissionais na configuração de todos estes serviços e aconselhar para que o pânico seja restrito ao COVID-19 e não nos fluxos de trabalho a adoptar. Contacte-nos em caso de dificuldade. Estamos cá para o ajudar.

Formação à distância

A INFOR está a desenvolver um conjunto de operações de suporte aos clientes por via remota, designadamente formações e sessões de esclarecimento de dúvidas para todos os clientes com SSA activo, para que os momentos de isolamento forçado possam ser usados para aprender novos métodos e novas técnicas de utilização do ARCHICAD.

Estas sessões de esclarecimento, truques e dicas, e outros que iremos desenvolver serão de acesso gratuito e serão sujeitas a inscrição prévia no formulário destinado ao efeito (formulário de inscrição). A INFOR irá procurar que estas sessões ocorram de forma recorrente e incidam sobre as temáticas que mais possam interessar aos seus clientes, pelo que use o formulário para nos dar indicações acerca dos temas que gostaria de ver abordados.

Além das sessões de esclarecimento, iremos realizar as formações previstas presencialmente por via remota ONLINE com recurso a algumas das ferramentas atrás indicadas, pelo que esteja atento ao nosso calendário de formação e aproveite estes momentos para aumentar a sua performance na utilização do ARCHICAD.

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Novos Cursos

Lançamento de Novos Cursos de Formação