O BIM não tem de ser disruptivo – a INFOR acompanha o seu progresso
Um processo de implementação visa, tal como referido, encurtar o tempo de transição entre softwares e metodologia, largando em definitivo um software de CAD para adoptar um software BIM. Este processo consiste numa formação integrada, que segue uma metodologia de aproximação ao projecto, tal como é desenvolvido em Portugal tipicamente. Tratando-se de uma transição importa ainda garantir uma correcta migração de ficheiros, para que os desenhos iniciados num software CAD possam ser abertos e completados no novo software BIM – neste caso no Archicad.
Programa
- Introdução ao Archicad – ambiente de trabalho e preferências do projectoFerramentas básicas e funcionalidades básicas (iniciamos o processo com ferramentas 2D de documentação – linhas, tramas, cotas e textos)Importação de dados e migração de ficheiros – introdução ao templateProcesso de projecto
- Importação de dados topográficos e desenhos
- Estabelecer regras de início do projecto
- Desenvolvimento de um Estudo Prévio
- Terreno
- Paredes
- Vãos
- Objectos
- Lajes
- Coberturas
- Membranas e Morphs
- Escadas e Guardas
- Parede Cortina
- Preparação das bases documentais
- Conceito de vista
- Conceito de desenho
- Layout
- Publicador
- Desenvolvimento de um Licenciamento
- Corres Convencionais (Amarelos, Vermelhos e Azuis)
- A importância da informação no BIM
- Simplificação de desenhos
- Conceito de Sobreposições Gráficas
- Passagem para o Projecto de Execução
- Pormenores
- Detalhes
- Composições
- Perfis Complexos
- Criação de bibliotecas
- Desenvolvimento de objectos
- Library Part Maker
- PARAM-O
- Template e sua importância
- Atributos
- Favoritos
- Mestres
- Organizador (Mapa de Vistas, Layouts e Publicador)
- Desenvolvimento do template de Projecto e dos novos standards a adoptar
Este plano de implementação tem a duração aproximada de 72 horas de formação. Dados os tempos presentes e as suas características, será realizado com recurso a formação ONLINE em datas e com frequência a definir de acordo com a disponibilidade/interesse/Grau de urgência. Normalmente duas ou três sessões serão presenciais (a primeira, uma intermédia e a última sessão) para se fazer o levantamento das condições, conhecer a equipa, conhecer os projectos desenvolvidos e a metodologia actualmente em vigor, etc. As sessões online serão sempre gravadas e disponibilizadas online para futura referência e consulta na área de clientes exclusiva.